Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015

PRIMEIO ANO - MEIOSE

Olá primeiro ano!

Mais um vídeo para ajudá-los a estudar para a prova global. MEIOSE! O assunto está dividido em 2 vídeos. Divirtam-se!

Meiose I


Meiose II


terça-feira, 17 de novembro de 2015

PRIMEIRO ANO - MITOSE

Olá PRIMEIRO ANO!
Esta é nossa sala de aula virtual. Usufruam deste espaço mesmo que seja por pouco tempo esse ano.
Como combinamos, aí está a vídeo aula sobre mitose. É só clicar no link abaixo e bons estudos!


Prof. Sheila 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

TRABALHO EM DUPLA - 4º BIMESTRE

Olá terceiro ano! O trabalho deste 4º bimestre será sobre engenharia genética e em dupla. Siga corretamente as orientações e em caso de dúvidas, me procure.

Os links dos artigos necessários para realização do trabalho, seguem abaixo (um deles é em inglês, mas só para ter uma ideia do que é o GloFish).

Artigo 1: GloFish

Artigo 2: Animal e vegetal ao mesmo tempo? Lesma marinha faz fotossíntese após roubar genes de algas

Caso algum link esteja com erro, me avisem que eu posto o arquivo.
-------------------------------------------------------------------------
TRABALHO EM DUPLA
3º ano – 4º Bimestre
Leia atentamente os artigos (links acima) e as orientações abaixo e elabore um texto com suas reflexões sobre os dois artigos:
1. O GloFish (Artigo 1) é um peixe fluorescente vendido como animal de estimação nos Estados Unidos desde o início dos anos 2000, e que é também o primeiro animal transgênico liberado no mercado. O intuito de seu desenvolvimento era criar um peixe que pudesse ser usado como indicador de poluição, brilhando na presença de toxinas. O primeiro passo para tal foi a introdução de um gene originário de água viva, que produz a proteína GFP (green fluorescent protein), e sua expressão constante seria uma etapa preliminar à sua expressão controlada por toxinas. Mas o apelo comercial de um peixe fluorescente foi logo percebido, e hoje existe uma variedade de GloFishs, de diferentes espécies, brilhando em diferentes cores, dependendo do gene inserido (originário de anêmonas ou algas, por exemplo).
Pede-se que você elabore um pequeno texto, com no máximo 15 linhas, expondo sua opinião a respeito desses peixes, se é contra ou a favor de sua comercialização, e quais possíveis riscos ligados a eles você consegue enxergar.
 2. A Elysia chlorotica é uma lesma marinha que se alimenta de algas e que é capaz de “englobar” os cloroplastos dessas algas que consomem, conforme já é sabido desde meados da década de 1970 (Artigo 2), sendo assim capaz de realizar fotossíntese. Porém, recentemente, foi descoberto que ela é capaz não só de incorporar esses cloroplastos, mas também de incorporar alguns genes da alga em seu próprio genoma. Essa situação nos apresenta um animal “naturalmente” transgênico, já que genes de uma espécie (algas marinhas) foram incorporados em outra totalmente diferente (lesma marinha), sendo inclusive estáveis e transmitidos aos descendentes. Os mecanismos pelos quais isso ocorre estão sendo estudados, e podem servir de base para novos processos de transgenia em animais.
Podemos traçar um paralelo entre o GloFish – um peixe onde genes de algas marinhas foram adicionado por humanos, e a lesma Elysia chlorotica – um molusco onde genes de algas marinhas foram adicionados por mecanismos do próprio animal. Assim, baseando-se no exposto, na sua resposta à questão anterior e na reportagem (Artigo 2), pede-se que você elabore um pequeno texto, com no máximo 15 linhas, expondo sua opinião a respeito dessa lesma, e se você conseguem enxergar possíveis riscos ligados a ela, já que é um animal transgênico.
 -------------------------------------------------------------------------
Critérios de Avaliação:
1) Trabalho em dupla (outro tipo de formação - individual, trio -, a não ser casos pré-combinados, serão desconsiderados);
2) Outras fontes de pesquisa (caso houver) deverão ser citadas;
3) A reflexão deverá ser entregue preferencialmente no DIA DA PROVA GLOBAL;
4)  O texto deverá ser escrito em Arial 12, espaçamento simples;
5) Prazo máximo para entrega: 04/12
6) Pontuação máxima: 7,0 pontos.

Bom trabalho!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Segunda Lei de Mendel

A segregação independente de dois ou mais pares de genes
Além de estudar isoladamente diversas características fenotípicas da ervilha, Mendel estudou também a transmissão combinada de duas ou mais características. Em um de seus experimentos, por exemplo, foram considerados simultaneamente a cor da semente, que pode ser amarela ou verde, e a textura da casca da semente, que pode ser lisa ou rugosa.
Plantas originadas de sementes amarelas e lisas, ambos traços dominantes, foram cruzadas com plantas originadas de sementes verdes e rugosas, traços recessivos. Todas as sementes produzidas na geração F1 eram amarelas e lisas.
A geração F2, obtida pela autofecundação das plantas originadas das sementes de F1, era composta por quatro tipos de sementes:

9/16 amarelo-lisas
3/16 amarelo-rugosas
3/16 verde-lisas
1/16 verde-rugosas
Em proporções essas frações representam 9 amarelo-lisas: 3 amarelo-rugosas: 3 verde-lisas: 1 verde-rugosa.
Com base nesse e em outros experimentos, Mendel aventou a hipótese de que, na formação dos gametas, os alelos para a cor da semente (Vv) segregam-se independentemente dos alelos que condicionam a forma da semente (Rr). De acordo com isso, um gameta portador do alelo V pode conter tanto o alelo Rcomo o alelo r, com igual chance, e o mesmo ocorre com os gametas portadores do alelo v.
Uma planta duplo-heterozigota VvRr formaria, de acordo com a hipótese da segregação independente, quatro tipos de gameta em igual proporção: 1 VR: 1Vr: 1 vR: 1 vr.
 
Vídeo: